- O Agente levou três dias para assimilar as principais coisas que aconteceram na ND8.
- Vamos iniciar por sua ordem de importância: foi fundamental o tratamento da pista em todos 201m para que os pilotos pudessem ter o desempenho especial deste domingo. Temos todos de agradecer ao apoio decisivo da Luxcis com seu VLU. O tratamento da pista tem sido fundamental para o evento.
- Agora, os vitoriosos:
- Agora, os vitoriosos:
- Valdenir de Borba e seu Chevette com motor de CHEVETTE venceu de forma sensacional o TOP16.
- No início da tarde, Valdenir conversou com o Agente e explicou de forma bem simples que estava determinado a vencer o TOP. E fez um pedido que poderia soar estranho, mas quem conhece um pouco de carros de arrancada sabe que não é: " pô, dá pra falar lá que o meu Chevette tem motor de Chevette?"
- Valdenir dobrou todas as espectativas pois venceu os temíveis fuscas com motor AP, que são considerados imbatíveis nas pistas de 201m e em especial em Tarumã, que é em aclive.
- Foi o resultado de um grande desempenho mecânico do Chevette - classificou com 7.1s - somado ao trabalho do piloto Valdenir que não errou nada. Em vários momentos foi frio o suficiente para não arriscar uma reação espetacular e largar atras com a consciência de que buscaria o resultado antes da linha.
- Tirar as rodas dinteiras do chão e subir a reta andado de lado e corrigindo de um lado ao outro foi a marca de Valdenir neste domingo.
- Mais uma vez o TOP16 teve um vencedor diferente. Valdenir recebeu 800 reais pelas vitórias, 200 como mecânico pela preparação e um dos novos volantes Fuel Tech/Shutt. Estava feliz , orgulhoso, com seu filho.
-"Realizei um sonho". Não ha uma definição melhor.
- Na estreia do SUPER8, novamente o bom e velho FIAT "One Four Seven" conquistou mais uma vitória. A própria existência deste carro já é uma vitória em si e seu piloto, Gustavo Stock, certamente já passou por grandes emoções com o carrinho, mas esta deve ter sido a maior.
- Gustavo só classificou para o SUPER8 nos últimos minutos, não por que o carro não correspondesse, mas por que na tentativa de ter um melhor desempenho , queimou as duas primeiras tentativas. Assim, acabou sob forte pressão e o temor de ficar de fora.
- Fez seu trabalho, começou vencendo, mas quebrou a terceira marcha. Ao "nitrar" em terceira, os dentes sumiram .
- Nada de entregar os pontos. Nova estartégia. Gustavo e Rafael ( Rafastra) , preparador da UPGRADE aumentam o limite do corte para 9000 rpm na Fuel Tech e " esquecem" a terceira. Segunda para quarta e era isso.
- No microfone é anunciado que o FIAT esta com a terceira quebrada, e assim é uma "vítima fácil"... Ai ocorre algo curioso. Correm rapidamente conversas de que é "papo", não tá quebrado nada, "olha o rolo que tá fazendo ali".
- O que ocorre em seguida é intrigante. Intimidação ou simples azar, nunca saberemos, mas os dois adversarios do Fiat perdem por queimar a puxada.
- Fiat campeão do primeiro SUPER8 da forma mais improvavel. É certo que colheu o resultado de sua fama.
- Outros destaques importantes:
- Existe uma discussão rolando pelas oficinas sobre se ainda é possivel um tração dianteira vencer o TOP. É uma discussão apaixonada, mas também é consenso entre muitos que existe uma possibilidade muito próxima.
- Para dar um exemplo claro desta situação vamos citar tres pilotos.
- O primeiro é Roberto Ramos e seu Kadett que virou 7.5 em Tarumã. Este - em Tarumã - é um tempo que o coloca em condições de lutar por uma vitória. Não é o tempo mais baixo do dia ( foi o tempo mais baixo de um tração dianteira), mas esta dentro de um nível onde qualquer detalhe colocara a vitória em uma ou outra mão.
- Roberto é de Capão da Canoa e esta vendo os frutos de um extenso trabalho feito no Chevrolet.
- Estava nas finais do TOP, mas parou no Fusca do Anderson da 1PR. Um problema ao engatar uma marcha prejudicou seu desempenho e da para esperar mais deste Kadett e deste píloto na medida em que ele se adaptar ao carro e a ponta de cima da tabela , lugar que esta fazendo por merecer.
- Outra lembrança necessária: Ramos cedeu parte de seu metanol a um colega de Pelotas que não recebeu o produto, e corria o risco de ficar sem competir depois de uma longa viagem a Viamão. Não eram conhecidos ou mesmo amigos, o que da maior dimensão ao ocorrido. Irmãos em armas.
- Atitudes assim valorizam as pessoas e os eventos onde ocorrem.
- O litoral esteve mesmo em alta na ND8. Jalmo Peyrot trouxe novamente sua Saveiro e agora com todas as marchas, cumpriu as expectativas e foi o melhor dianteira no TOP. Perdeu justamente para Valdenir e seu Chevette "encapetado", numa disputa apertada.
- Jalmo descobriu que Tarumã tem mesmo uma beleza perigosa. Nas noites frias, tem a neblina que ele já conhece. Numa ensolarada e quente tarde, chega o momento de arrancar contra o por do sol... Por isso, aqui tem muita gente que volta pra casa chorando.
- O outro destaque entre os tração dianteira foi o sempre finalista Sergio Fontes. Nesta etapa , ficou um pouco atras dos outros tração dianteira, mas não é possivel acertar sempre. De toda forma, estava classificado, e bem , que é o que sempre se espera dele.
- Fontes fez uma eliminatória dura com Jalmo e apesar da cronometragem dar a vitória a Saveiro, os números do painel eram dúbios. Este é daqueles momentos de grande potêncial de discórdia, mas em se tratando de Fontes, quem o conhece sabia que se ele houvesse perdido a puxada ele saberia e não retornaria pela pista. Era uma questão de confiar na sua atitude e ele não falhou. Uma coisa pequena que foi um dos grande momentos do dia. A grandeza vive nas menores coisas.
- Logo após veio a resposta sobre o que estava dando problema: um "engraçadinho" descobriu que se alvejasse os feixes de luz da fotocélula dos 201mts com latas de cerveja, poderia influir no resultado. Os integrantres do público, o impediram. Bastou corrigir a posição de uma das fotocélulas que o infeliz cidadão acertou e colocar um segurança no local e tudo voltou ao normal.
- Se alguem ai esta pensando que este Agente esta ficando longo demais, tem muito mais para contar.
- Muitos foram os destaques, muita gente surpreendeu e o dia foi muito especial.
- Muita gente bonita, muita gente torcendo. Um dia iluminado para a arrancada.
- Uma "conversa de oficina" tomou conta de muitas rodas lá na pista e seguiu adiante nos últimos dias:
" SE ( o se é infinito...) os dragsters trazidos pelo Velopark tivessem sido colocados nas mãos de pilotos como Daniel Moresco, Braulio Rocha, Paulo Rebello, Valdenir de Borba e Alexandre Kroeff, talvez seu destino tivesse sido muito diferente".
- Pensem nisso e amanhã tem a segunda parte do Agente. Foi tanta coisa boa que não tem como falar tudo de uma vez e fazer justiça aos protagonistas.
Um comentário:
A EQUIPE TURBO KAR DE PELOTAS, AGRADECE A GENTILEZA DA EQUIPE DE VCS EM ESPECIAL AO RAMOS POR NOS SEDER O METANOL!!!
UM GRANDE ABRAÇO
MARCIO
TURBO KAR
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