quinta-feira, 29 de setembro de 2011


- O Agente  levou três dias para assimilar as principais coisas que aconteceram na ND8.

- Vamos  iniciar por sua ordem de importância: foi fundamental o tratamento da pista em todos 201m para que os pilotos pudessem ter o desempenho especial deste domingo. Temos todos de agradecer ao apoio decisivo da Luxcis com seu VLU. O tratamento da pista tem sido fundamental para o evento.


- Agora, os vitoriosos:

- Valdenir de Borba  e seu Chevette com motor de CHEVETTE venceu de forma sensacional o TOP16.


- No início da tarde,  Valdenir conversou com o Agente e explicou de forma bem simples que estava determinado a vencer o TOP. E fez um pedido que poderia soar estranho, mas quem conhece um pouco de carros de arrancada sabe que não é: " pô, dá pra falar lá que o meu Chevette tem motor de Chevette?"


- Valdenir dobrou todas as espectativas pois venceu os temíveis fuscas com motor AP, que  são considerados imbatíveis nas pistas de 201m e em especial em Tarumã, que é em aclive.

- Foi o resultado de um grande desempenho mecânico do Chevette - classificou com 7.1s - somado ao trabalho do piloto Valdenir que não errou nada. Em vários momentos foi frio o suficiente  para não arriscar uma reação espetacular e largar atras com a consciência de que buscaria o resultado antes da linha.

- Tirar as rodas dinteiras do chão e subir a reta andado de lado e corrigindo de um lado ao outro foi a marca de Valdenir neste domingo.



-  Mais uma vez o TOP16 teve um vencedor diferente. Valdenir recebeu 800 reais pelas vitórias, 200 como mecânico pela preparação e um dos novos volantes Fuel Tech/Shutt.  Estava feliz , orgulhoso, com seu filho.

-"Realizei um sonho". Não ha uma definição melhor.

- Na estreia do SUPER8, novamente o bom e velho FIAT  "One Four Seven" conquistou mais uma vitória. A própria existência deste carro já é uma vitória em si e seu piloto, Gustavo Stock, certamente já passou por grandes emoções com o carrinho, mas esta deve ter sido a maior.



- Gustavo só classificou para o SUPER8 nos últimos minutos, não por que o carro não correspondesse, mas por que na tentativa de ter um melhor desempenho , queimou as duas primeiras tentativas. Assim, acabou sob forte pressão e o temor de ficar de fora.



- Fez seu trabalho, começou vencendo, mas quebrou a terceira marcha. Ao "nitrar" em terceira, os dentes sumiram .

- Nada de entregar os pontos. Nova estartégia.  Gustavo e Rafael ( Rafastra) , preparador da UPGRADE  aumentam o limite do corte para 9000 rpm  na Fuel Tech e " esquecem" a terceira. Segunda para quarta e era isso.

- No microfone é anunciado que o FIAT esta com a terceira quebrada, e assim é uma "vítima fácil"... Ai ocorre algo curioso. Correm rapidamente conversas de que é "papo", não tá quebrado nada,  "olha o rolo que tá fazendo ali".

- O que ocorre em seguida é intrigante. Intimidação ou simples azar, nunca saberemos, mas os dois adversarios do Fiat perdem por queimar a puxada.



- Fiat campeão do primeiro SUPER8 da forma mais improvavel. É certo que colheu o resultado de sua fama.

- Outros destaques importantes:

- Existe uma  discussão rolando pelas oficinas sobre se ainda é possivel um tração dianteira vencer o TOP. É uma discussão apaixonada, mas também  é consenso entre muitos que existe uma possibilidade muito próxima.

- Para  dar um exemplo claro desta situação vamos citar tres pilotos.



- O primeiro é Roberto Ramos e seu Kadett que  virou 7.5 em Tarumã. Este  - em Tarumã - é um tempo que   o coloca em condições de lutar por uma vitória. Não é o tempo mais baixo do dia ( foi o tempo mais baixo de um tração dianteira), mas esta dentro de um nível onde qualquer detalhe colocara a vitória em uma ou outra mão.

- Roberto  é de Capão da  Canoa e  esta vendo os frutos de um extenso trabalho  feito no Chevrolet.




- Estava nas finais do TOP, mas parou no Fusca do Anderson da 1PR. Um problema ao engatar uma marcha prejudicou seu desempenho e da para esperar mais deste Kadett e deste píloto na medida em que ele  se adaptar  ao carro e a ponta de cima da tabela , lugar que esta fazendo por merecer.


- Outra lembrança necessária: Ramos cedeu parte de seu metanol a um colega de Pelotas que não recebeu o produto, e corria o risco de ficar sem competir depois de uma longa viagem a Viamão. Não eram conhecidos  ou mesmo amigos, o que da maior dimensão ao ocorrido. Irmãos em armas.

- Atitudes assim valorizam  as pessoas e os eventos onde ocorrem.

- O litoral esteve mesmo em alta na ND8. Jalmo Peyrot trouxe novamente sua Saveiro e agora com todas as marchas, cumpriu as expectativas e foi o melhor dianteira no TOP.  Perdeu justamente para Valdenir e seu Chevette "encapetado", numa disputa apertada.


- Jalmo descobriu que Tarumã tem mesmo uma beleza perigosa. Nas noites frias, tem a neblina que ele já conhece. Numa ensolarada e quente tarde, chega o momento de arrancar contra o por do sol... Por isso, aqui tem muita gente que volta pra casa chorando.


- O outro destaque entre os tração dianteira foi o  sempre finalista  Sergio Fontes. Nesta etapa , ficou um pouco atras dos outros tração dianteira, mas não é possivel acertar sempre.  De toda forma, estava classificado, e bem ,  que é o que sempre se espera dele.


- Fontes fez uma eliminatória dura com Jalmo e apesar da cronometragem  dar a vitória a Saveiro, os números do painel eram dúbios. Este é daqueles momentos de grande potêncial de discórdia, mas em se tratando de Fontes, quem o conhece sabia que se ele houvesse perdido a puxada ele saberia e não retornaria pela pista. Era uma questão de confiar na sua atitude e ele não falhou. Uma coisa pequena que foi um dos grande momentos do dia.  A grandeza vive nas menores coisas.


- Logo após veio a resposta sobre o que estava dando problema: um "engraçadinho" descobriu que se alvejasse os feixes de luz da fotocélula dos 201mts com latas de cerveja, poderia influir no resultado.  Os integrantres do público,  o impediram. Bastou  corrigir a posição de uma das fotocélulas que o infeliz cidadão acertou e colocar um segurança no local e tudo voltou ao normal.

- Se alguem ai esta pensando que este Agente esta ficando longo demais, tem muito mais para contar.


- Muitos foram os destaques, muita gente surpreendeu e o dia foi muito especial. 


- Muita gente bonita, muita gente torcendo. Um dia iluminado para a arrancada.

- Uma  "conversa de oficina" tomou conta de muitas rodas  lá na pista e seguiu adiante nos últimos dias:


" SE ( o se é infinito...) os dragsters trazidos pelo Velopark tivessem sido colocados nas mãos de pilotos como  Daniel Moresco, Braulio Rocha, Paulo Rebello, Valdenir de Borba e Alexandre Kroeff, talvez seu destino tivesse sido muito diferente".


- Pensem nisso e amanhã tem a segunda parte do Agente. Foi tanta coisa boa que não tem como falar tudo de uma vez e fazer justiça aos protagonistas.









Um comentário:

MARCIO disse...

A EQUIPE TURBO KAR DE PELOTAS, AGRADECE A GENTILEZA DA EQUIPE DE VCS EM ESPECIAL AO RAMOS POR NOS SEDER O METANOL!!!

UM GRANDE ABRAÇO
MARCIO
TURBO KAR