terça-feira, 23 de março de 2010

- O Agente foi ao Velopark ver a abertura da temporada de arrancadas aqui no sul na prova 402Racing.

-Foi a estreia dos novos regulamentos com menos categorias (oito foram à pista), eliminatória e confronto direto. Houve mesmo uma evolução.
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- Clovis Whaetcher com seu tradicional Gol foi o primeiro a vencer sua final e ainda estabelecer o recorde de sua categoria na mesma puxada. Feito histórico.

Foto JC Jeferson
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-A pouca familiaridade da maioria dos pilotos com o sistema de competir para vencer fez com que muitos "queimassem" a largada e fossem para casa mais cedo.

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- O caso mais insólito ocorreu como piloto Sandro Bruno. Disputando a final da categoria XTF como favorito, ao arrancar liberou o paraquedas antes dos 100m. Foi uma derrota bisonha. O Agente se pergunta o que aconteceria se isto acontecesse em uma final da NHRA ou ADRL.

Foto Dudu Leal
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- Enquanto muitos competidores foram ficando fora de combate, os paulistas da Turbo A e B mostraram a sua tradicional competência. Foram andando bem e fazendo tempos baixos até o final.
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- Na tração traseira super, Alexandre Kroeff vinha bem com seu Maverick branco com tempos na casa 11.2/11.3. Seu adversário foi Aldoir Sette (fusca AP) , mas Kroeff não conseguiu repetir o desempenho. Mais tarde , explicou ao agente que teve um problema com a palanca de câmbio.

Fotos Dudu Leal
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-Três acidentes acontereceram durante o final de semana, pondo à prova as regras de segurança do evento. Em um deles, a qualidade da pista e da equipe de socorro teve sua maior exigência desde a inauguração, e controlou bem a situação. A experiência deixou lições para o futuro próximo.

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- É certo que as novas regras são um passo adiante para chegar a uma competição melhor para o público e pilotos.

Vencedores:
X 10.5 - Cristiano Machado Zawaiscki -Gol dourado 22

Dianteira Turbo A- Fábio Azevedo da Costa Gol vermelho 471
Dianteira turbo B - Roni Henrique Mendonça- Gol vermelho 285

Traseira Super - Aldoir Sette- Fusca verde 7
Dianteira Turbo C - Carlos Rogério Bento- Gol azul 285
Dianteira original- Clóvis Waetcher Gol branco98
Standard- Marcio Souza da Silva -Gol 333

As fotos são de JCJeferson e Dudu Leal
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- Um ponto que precisa melhorar é o tempo de espera entre as passadas. O público sofre com a demora e perde o interesse, enquanto os pilotos ficam parados nos boxes e não descem para o canal.

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- Correta a atitude do Velopark em cobrar preço único de 10 reais e liberar a entrada em todo complexo. Faltou apenas mais antecipação na divulgação da medida para que mais pessoas pudessem aproveitar a oportunidade.

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- Muitos competidores ainda não compreendem que o foco agora é a vitória. Não conseguem levar o carro funcionando até o final.

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-A pista do autódromo (circuito) já está com toda a sua pavimentação completa. Está na fase de acabamento nas áreas de escape, telas de proteção e pistas de socorro laterais. As telas têm reforços de cabos de aço com esticadores como nos ovais americanos.




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- A principal característica desta primeira fase do circuito (será ampliado no futuro) é suas duas longas retas. Uma tem mais de mil metros e acompanha a pista de arrancada . A oposta, tem 630m e leva às duas curvas que antecedem a chegada. Muitas corridas serão decididas ai, no estilo win or wall. No início de maio, poderemos ver este "efeito" na prova da Stock Car.

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- A torre de cronometragem e a nova ponte que dá acesso à pista de arrancada estão concluídas.

- O Agente deu uma volta de moto no circuito, que vai ter ainda este ano uma prova do Pirelli Superbike. A reta é longa mesmo... e no final tem um grampo e uma série de esses que levam à reta oposta. Carlos Coll (organizador da Stock) andou de Veloce no circuito e acredita que os carros da Stock encontraram o lugar para atingirem mais de 250km/h.


Fotos Rita Copetti de Queiroz e Carlo Isaia Neto

2 comentários:

Anônimo disse...

ponto positivo mesmo foi o mata-mata... até q enfim um pouco de emoção!! e o ingresso a 10 pila tb foi legal...
ponto negativo...carros atrasando, carros sem aguentar o fim da disputa e a "copa gol"... o velopark tem peito de botar o mata-mata, espero q os pilotos não amarelem e parem de vir prá cá...senão bau...bau...

Marco Queiroz disse...

Caro amigo: como comentei, foi um passo adiante e é importante que quem esta organizando o esporte tenha essa visão da competição.

Quanto aos pilotos, pode simplificar, mas é mais ou menos o seguinte - quem gosta de correr se adapta rapido e aqueles acostumados a vencer em categorias de um ou dois carros, provavelmente até abandonem o esporte pra não ter de encarar a disputa.

Lamentavel , mas possivel.

Mas, vem toda uma nova geração por ai, essa sim, com sede de vitótias e de seu lugar ao sol.