domingo, 18 de outubro de 2009

O Agente andou estudando e descobriu algumas coisas interessantes. Uma delas vou dividir aqui com vocês.

A empresa que fabrica o composto VHT , que melhora a tração da pista , tem uma apresentação muito clara para vender seu produto. Aqui vai ela:

"VHT TrackBite Traction é uma fórmula única que foi concebida para criar aderência entre a borracha, asfalto e concreto. TrackBite é o tratamento para pista que assegura a corrida mais emocionante, sem prejudicar sua drag strip. O que interessa para suas corridas é o maior comparecimento que você irá desenvolver. Você tem de competir com todas as outras formas de entretenimento em sua área, e não há nada que levará os fãs mais longe de sua pista do que uma corrida monótona. Inversamente, nada vai atrair mais rápido os fãs do que as corridas emocionantes . TrackBite aumentará a concorrência durante a corrida e fará sua pista mais rápida do que as outras. TrackBite se mantém pegajoso por semanas e não sairá, mesmo com a ocorrência de chuvas. Acima de tudo, não irá prejudicar a pista, e realmente sela e protege o asfalto."

Pista brilha com o VHT

É triste que simples conceitos como esse não sejam levados em conta por aqui. Quem não lembra do "Pezão" com uma garrafa pet de 2l esguichando VHT (nome genérico, o produto era daqui) algumas gotas na pista... No Open Day, o Velopark não coloca VHT por considerar um evento amador e o que tem na pista está lá desde as provas nacionais.

..........................................

É muito importante lembrar que existem fabricantes deste produto aqui na nossa região, e que já está mais que na hora de haver uma mobilização dos pilotos para que as pistas sejam tratadas antes dos eventos para que nível suba. No recente Street Rules Day, analisando os 60 ft dos carros mais rápidos do evento, deu para ver que eles eram em média 3 décimos mais lentos que no Velopark. E certamente, mesmo o VP sendo uma pista de concreto com grooving (ranhuras), esta diferença se devia à ausência de tratamento na pista. Este é um ponto que pode evoluir rapidamente.

..........................................

Está chegando mais um Open, programado pelo Velopark para o dia 24 de outubro, sábado. Este vai valer pelo Campeonato da Associação Desafio . Como o campeonato agora entra em seu momento de definição, temos algumas coisas a considerar. No recente Street Rules Day, dois favoritos tiveram problemas que terão de resolver até o Open.

Os dois times têm problemas para resolver

..........................................

Rafael Rafastra teve problemas com a embreagem do Astra 888. Não foi grave, apenas desgaste natural (a embreagem feita pelo Márcio da Freiomáquinas já tinha dois anos sem manutenção). Resta saber se o esforço sobre o robusto câmbio F23 não deixou sequelas no sistema de garfos. O trabalho será intenso para resolver tudo até o proximo sábado e poder continuar a briga para se manter na liderança.


..........................................

Sobre o Márcio (da Freiomáquinas), estão circulando muitos boatos de que ele não trabalha mais com carros de corrida. O Agente falou com ele pessoalmente e ele garantiu que essa versão não procede. Marcio diz que apenas "redimensionou" o atendimento à área.

..........................................

Rafael e Fábio Andreis também sofreram um problema na embreagem em Guaporé. Era um desgaste que já estava previsto e colocará em ação o Igor da Smarttech. O Eclipse utiliza uma embreagem multidisco e um problema anterior havia danificado o ranhurado onde os discos encaixam, o que é um serviço para as "supermáquinas" do Igor. Como os irmãos Andreis já tem a fama de não desistirem nunca, o Agente espera que o Eclipse vá para a pista buscando a ponta do campeonato. E também sabe que o Igor vai fazer hora extra.

..........................................

Outro que tem chance na briga pelo titulo ou por uma boa colocação é o Leandro Fraga, o Toco. Leandro anda muito ocupado , lutando para terminar as modificações do Gol a tempo de competir ( não participar é o mesmo que dar adeus às chances...). O carro deverá vir com novo visual , a cargo da Maranello e com importantes modificações mecânicas. Desta vez, Toco comprou a briga a sério e partiu para o alívio de peso além do aumento da cavalaria. Turbina maior, lexan, peças mais leves e um visual para cativar a torcida fã de VW. Agora é um legítimo
out law.

..........................................

É esperada a volta à pista do Fusca de André Pinzon. Líder do campeonato até uma quebra o deixar de fora de uma etapa, ainda tem chance de recuperação. É um carro rápido e que tem carisma junto ao público. Presença importante.

..........................................

Outro out law que já provoca saudades nos torcedores é o Maverick Dourado de Jean Peluso. Esse é um V8 turbo, sempre muito rápido e que esta na briga. Tem lugar garantido no Top 16 e sempre faz boa pontuação.

..........................................

Forte candidato ao titulo e à vitória no Top 16, Sergio Fontes e o Gol 96 estarão de volta ao Velopark. Dono de uma das velocidades mais altas da AD nos 402m - 223km - é sempre um adversário a ser batido, um top dog. Se alguém duvida, é só olhar os seus resultados nos últimos anos.

..........................................


Depois de muitas tentativas, Fabio Benassi deverá estrear o GOL no campeonato. Há poucos dias atrás, no Dino da DSP, Fabio conseguiu marcar mais de 410 cv nas rodas. Isso é uma credencial para colocar o Gol nos 12s ou até menos. Promete. Vamos ficar de olho.


..........................................

Outro carro que vale observar é o Fiat One4Seven ( apelido carinhoso). Foi muito bem na estreia em Guaporé com os pneus Black. Quem tem dúvida sobre a qualidade destes pneus, poderá comparar com as marcas anteriores do carro, tarefa válida pois não houve modificações mecânicas além dos pneus. Os pneus colocaram o Fiat na marca do de 2.0 (60ft) em Guaporé, juntamente com Rafastra e Alan Pasa, que tem pneus gringos. A expectativa é que melhore ainda mais no VP, onde a pista de concreto é mais aderente.

Pneus Black argentinos

..........................................

Diego Metanol Tritinaglia já está programando uma data para o próximo Street Rules Day. A escolha de datas ainda depende de obras previstas para Guaporé, mas a programação indica que será no dia 29 de novembro. Esta prova marcará a estreia do TOP16 no interior e manterá o formato de níveis de tempo que tanto agradou quem competiu. A prova evoluirá em um detalhe: não haverá desclassificação de quem baixar o
nivel do tempo onde se classificou originalmente. Simplesmente irá para o tempo mais baixo e continuará competindo com novos adversários. O TOP 16 não muda e contara com a classica eliminatória direta entre os 16 mais rapidos do dia.

..........................................

Sobre o Street Rules Day de Guaporé: os ecos do sucesso do evento foram sentidos em Porto Alegre. Mais lojistas gostariam de levar suas barracas com produtos de performance para oferecer ao público da serra. O Agente entende que isso é uma boa notícia pois uma das grandes atrações das provas americanas- que inclusive dão a dimensão do evento - são as feiras de vendedores, que comprovadamente atraem grande público. É um dos fatores que compõem a equação determinante do sucesso da arrancada.

Ihmor levou sua lojinha para Guaporé

As bancas sempre atraem público

Nenhum comentário: