terça-feira, 26 de julho de 2011

A pista abriu cedo para os treinos
- O Agente encarou o frio de aborrecer pinguin  na noite da ND7.  A chuva parou, mas a umidade, o sereno , a neblina e o ar gelado não deram  trégua.

Turma da Giareta Seguros  de Carazinho, prestigiou  em parceria com a Imohr
- Nada disso foi suficiente para impedir os competidores que vieram de todo lado para escrever um pedaço  da história do Outlaw no Rio Grande do Sul.


Pessoal de Pelotas teve dificuldades na estrada, mas chegou.
Puma de Carazinho.  Primeira passada  na aventura  na ND.
Carros mais pesados sofreram com  a umidade. A tração é dificil
- O Agente e toda a equipe que trabalhou para realizar a prova quer dar os parabens aos pilotos que proporcionaram um belo espetáculo de coragem e competência na Noite de Tarumã, que seguramente não é facil. A cada lembrança pelo bom trabalho feito em Tarumã na sexta, tenho de lembrar que  sem os pilotos e o público, nada acontece.


Fim de tarde fantastico e  muito trabalho  para preparar a pista.
-  Em sete NDs, sete vencedores diferentes. Desta vez , a honra vai para o Daniel Moresco, o " Pipino", que sozinho já tem história na arrancada gaúcha. Venceu a  final  do TOP 16 contra  Anderson da Luz Martins, o "Boca", que foi um adversário a altura , com direito a emoção, drama e alto teor de adrenalina.


Esse o Pepino já tem.
- Surgiram novos personagens, que vieram a se somar aos conhecidos de fé.  Do litoral surge uma nova rivalidade entre o Kadett de Roberto Ramos e a Saveiro de Jalmo Peyrot. Fontes voltou a ser o melhor tração dianteira e puxou a classificação dos FWD no Top 16. Sua capacidade de renascer é sempre surpreendente, mas as diferenças  são poucas. A briga promete ficar mais forte.


Nunca duvide.
Kadett tapado de sereno
Rivalidade  do litoral nascendo.  Nesta  Jalmo levou a melhor.
- O passat de Gilberto Quadros voltou novamente ao TOP e completou o quarteto dos tração dianteira, todos carros muito bons e com caracteristicas que lhes colocam no jogo mesmo que muitos pensem  nunca mais um  dianteiro podera vencer o TOP. Nunca é muito tempo.


Um dos carros mais bonitos e fortes da ND
Não é fumaça de pneu...é neblina úmida!
- A pilotagem , devido a uma neblina úmida, se transformou em missão dificil para os pilotos de tração traseira. O VLU, líquido para  promover a aderência, custou a secar devido a umidade e demorou a apresentar  os resultados.

- Com o correr da noite, eles vieram. Os números coletados pelo equipamento de cronometragem, mostram que cada vez mais carros conseguem se posicionar com melhoras nos fundamentos - 60 pés e 100mts. 

- Também ficou absolutamente claro nos dados da cronometragem, a falta de cola acima dos 100 mts tornou a vida dos pilotos complicada. Os carros não conseguim manter o nível da tração e não conseguiam ganhar a velocidade que atingem normalmente. Um fator complicador a mais e que põe a prova as capacidades e o sangue frio de cada um.


Pista  parada. Nervos de molho.
- Essa final de TOP 16 foi emocionante , dramatica e imprevisivel.  Daniel e Anderson se enfrentaram com a torcida dividida ( mesmo sendo a primeira final de dois fuscas ) e não dava para saber quem venceria.





A 1PR tem tradição de não se dar por vencida
- A vitória sorriu para  Daniel e Anderson  encarou  o barranco, cruzando a frente de "pipino", mas batendo antes de  passar a linha dos 201m. Um drama. Sai o socorro, corre para o fim da reta. Preocupação  geral, mas o alivio vem via radio: Anderson "boca" esta bem. O carro esta amassado, bateu no barranco e voou pelo ar, o orgulho esta arranhado, mas fundamentalmente , Anderson esta bem.


*Uma correção: de acordo com o pessoal da 1PR, o Boca passou atras do Pepino, que não aliviou e sim , saiu um pouco para o lado para dar espaço. Valeu a correção. A informação saiu lá na hora e é provavel que o Agente  não tenha entendido corretamente a explicação.



- Final feliz. A coisa certa, no lugar certo que é a pista. Quem convive com pessoas competitivas sabe: ninguem quer tirar o pé... então que seja no lugar certo, com o equipamento adequado.


Cadê o Eclipse? Fabio Andreis recebendo uma "iluminação" para  seu projeto
- A ND7 teve sensíveis melhoras na organização geral. O autódromo melhorou a iluminação, pintou novamente a pista  e reforçou a segurança.


- A cronometragem  da Produpark esteve impecavel.E o novo pinheirinho estreou  agradando.


Até o Speed Chanel  estava lá. De terno!
- A ND7 teve também um observador estrangeiro. Alex Glaser, editor do Jornal Automix e organizador do Desafio SP ficou até o final na noite fria, fotografando cada vitória. Vai contar a história em São Paulo.


Tá muito frio!
- Os fotógrafos de ação, Orlei Jr e Ana Luisa Correa Rodrigues estiveram na pista e colocaram uma nova perspectiva na noite de arrancada gaúcha. As fotos são muito legais. Podem ser conferidas no endereço abaixo:



Uma nova visão
- O TOP terminou as tres da manhã e isso foi positivo. Ficou  identificada razão do atraso:  as inscrições alem do horário programado. A partir de agora, os horários serão respeitados, para o bem do público, participantes e do próprio autódromo.


- A equipe de segurança foi muito eficiente nesta etapa. Isso mostrou  a necessidade de criar um tipo de identificação para os integrantes das equipes, de forma que possam se mover sem impedimentos em seu trabalho.


- As dificuldades características de Tarumã, acabam produzindo resultados importantes.  Em 7NDs, Tivemos 7  vencedores diferentes.


- ND1 . Sergio Fontes , Gol. Único FWD a vencer um Top em Tarumã.


- ND2 , Paulo 1PR , com sua "hatch", que já virou um tributo a Tarumã.


- ND3 , Marcio Cpel, Fusca AP Turbo, levou a maior premiação em dinheiro.


- ND4/5 , Rafael Andreis, Eclipse, foi o melhor  na batalha com Alexandre Kroeff.


- ND6 , Braulio Rocha e Daniel Machado. Fusca e Chevete, em um inédito empate no primeiro lugar.


-ND7 , Daniel Moresco, Fusca Turbo AP,  rápido e experiente.

- Sete etapas e sete vencedores. poucas competições podem ter esta média.


- Apesar do clima frio e da neblina, os tempos foram caindo durante a noite. O VLU demorou a secar, mas foi emborrachando e a parte tratada mostrou resultados significativos.


- Observem os 60 pés dos pilotos mais rápidos:


1. Boca ..............................................................1.657s
2. Daniel Machado...............................................1.699s
3. Pepino..............................................................1.738s
4. Darcio Ribeiro...................................................1.931s
5. Braulio Rocha....................................................1.970s
6. Alex Machado....................................................1.995s


- Entre os tração dianteira, temos:


1. Sergio Fontes.....................................................2.002s
2. Roberto Ramos...................................................2.085s


- Sergio foi o melhor tração dianteira da Noite, mas podemos destacar  Roberto Ramos ( kadet) e Jalmo Peyrot (Saveiro), já chegam se classificando bem em seu primeiro TOP.


- Nos 100 metros algumas mudanças:


1 - Pepino................................................................4.534s
2 - Boca...................................................................4.555s
3 - Daniel Machado..................................................4.830s
4 - Braulio Rocha......................................................5.o6s
5 - Darcio..................................................................5.014s


- Nos tração dianteira, uma inversão:


1 - Roberto Ramos....................................................5.473s
2 - Sergio Fontes........................................................5.487s


- Nos 201metros, novas diferenças:


1 - Moresco . 6.774s...................................................174km
2 - Boca 6.891s............................................................168km
3 - Daniel Machado 7.398s............................................139km


Nos tração dianteira:


1- Fontes - 8.072s..........................................................156km
2 - Ramos - 8.164s.........................................................159km


- Nas reações:


° Pepino.........................................................................0.116s
° Boca............................................................................0.085s
° Daniel Machado...........................................................0.024s
° Jalmo Peyrot................................................................0.051s


Melhor reação - Fabricio Chicon.....................................0.001s


- Estas são as parciais ideais de cada piloto. Podemos compor com elas, o tempo "perfeito" de cada um e isso tornaria a classificação bem diferente. O estudo destes dados, mostra onde cada competidor é forte e onde estão suas fraquezas.


- Os tempos completos para analise podem ser encontrados no site da Produpark -
http://www.produpark.com/


- Um paradoxo. O Maverick de Kroeff, que é sempre muito bom de largada e lhe faltava algo de alta, nesta etapa se portou de maneira oposta. Talvez tenha sido o único carro a conseguir este feito.


Não era a noite do "alemão". Mas o carro  esta andando mais...
- Pela primeira vez foi utilizada a "regra de quebra", que devolveu a competição o Fusca do Boca, depois de  já estar fora por queimar sua largada nas oitavas de final. Por sorte, destino, karma ou azar de Boca, a regra de quebra determina que no impedimento do vencedor, o derrotado assume seu lugar. O Chevette quebrou e Boca pôde voltar. Este é o único caso em que um piloto que esta fora é chamado de volta e é a primeira vez que a regra é aplicada desde que existe a ND.


- No Velopark houve um caso em que os dois semifinalistas quebraram  e assim a outra semifinal automaticamente se transformou em final.


- No final, Pepino e Boca chegaram a final como muitos imaginavam. Foi o confronto da experiência reconhecida de um, contra a vontade de vencer de outro.


- Na largada, Daniel consegue vantagem , que  Boca trata de recuperar. Acelerando fundo, arrancada classica com a parcela de  ação necessária  a uma boa história, Boca não cede e Pepino também não, sem se importar com a pista banhada de sereno. A traseira do Fusca Branco ganha vida e aponta o carro para o barranco. Pepino diz que "sentiu" e desviou para o lado para escapar enquanto que Boca cruza   em direção a parede do barranco.  Daniel cruza sozinho a linha da vitória.


-  Esse foi o nosso "American Grafitti"  da  sexta feira. O script é basicamente igual ,mas os personagens são reais. Ao final, o TOP teve seu novo campeão e ficou para os pilotos a lembrança de que  não se pode perder nunca o respeito pela pista, por que se for assim , ela vai te morder!


Para ver a classificação do Campeonato AD apos a ND7,com as primeiras analises, acesse: 








Nenhum comentário: