- O Agente encarou o frio de aborrecer pinguin na noite da ND7. A chuva parou, mas a umidade, o sereno , a neblina e o ar gelado não deram trégua.
![]() |
Turma da Giareta Seguros de Carazinho, prestigiou em parceria com a Imohr |
- Nada disso foi suficiente para impedir os competidores que vieram de todo lado para escrever um pedaço da história do Outlaw no Rio Grande do Sul.
![]() |
Pessoal de Pelotas teve dificuldades na estrada, mas chegou. |
Puma de Carazinho. Primeira passada na aventura na ND. |
Carros mais pesados sofreram com a umidade. A tração é dificil |
Fim de tarde fantastico e muito trabalho para preparar a pista. |
- Em sete NDs, sete vencedores diferentes. Desta vez , a honra vai para o Daniel Moresco, o " Pipino", que sozinho já tem história na arrancada gaúcha. Venceu a final do TOP 16 contra Anderson da Luz Martins, o "Boca", que foi um adversário a altura , com direito a emoção, drama e alto teor de adrenalina.
![]() |
Esse o Pepino já tem. |
- Surgiram novos personagens, que vieram a se somar aos conhecidos de fé. Do litoral surge uma nova rivalidade entre o Kadett de Roberto Ramos e a Saveiro de Jalmo Peyrot. Fontes voltou a ser o melhor tração dianteira e puxou a classificação dos FWD no Top 16. Sua capacidade de renascer é sempre surpreendente, mas as diferenças são poucas. A briga promete ficar mais forte.
![]() |
Nunca duvide. |
![]() |
Kadett tapado de sereno |
- O passat de Gilberto Quadros voltou novamente ao TOP e completou o quarteto dos tração dianteira, todos carros muito bons e com caracteristicas que lhes colocam no jogo mesmo que muitos pensem nunca mais um dianteiro podera vencer o TOP. Nunca é muito tempo.
![]() |
Um dos carros mais bonitos e fortes da ND |
![]() |
Não é fumaça de pneu...é neblina úmida! |
- A pilotagem , devido a uma neblina úmida, se transformou em missão dificil para os pilotos de tração traseira. O VLU, líquido para promover a aderência, custou a secar devido a umidade e demorou a apresentar os resultados.
- Com o correr da noite, eles vieram. Os números coletados pelo equipamento de cronometragem, mostram que cada vez mais carros conseguem se posicionar com melhoras nos fundamentos - 60 pés e 100mts.
- Também ficou absolutamente claro nos dados da cronometragem, a falta de cola acima dos 100 mts tornou a vida dos pilotos complicada. Os carros não conseguim manter o nível da tração e não conseguiam ganhar a velocidade que atingem normalmente. Um fator complicador a mais e que põe a prova as capacidades e o sangue frio de cada um.
![]() |
Pista parada. Nervos de molho. |
- Essa final de TOP 16 foi emocionante , dramatica e imprevisivel. Daniel e Anderson se enfrentaram com a torcida dividida ( mesmo sendo a primeira final de dois fuscas ) e não dava para saber quem venceria.
![]() |
A 1PR tem tradição de não se dar por vencida |
- A vitória sorriu para Daniel e Anderson encarou o barranco, cruzando a frente de "pipino", mas batendo antes de passar a linha dos 201m. Um drama. Sai o socorro, corre para o fim da reta. Preocupação geral, mas o alivio vem via radio: Anderson "boca" esta bem. O carro esta amassado, bateu no barranco e voou pelo ar, o orgulho esta arranhado, mas fundamentalmente , Anderson esta bem.
*Uma correção: de acordo com o pessoal da 1PR, o Boca passou atras do Pepino, que não aliviou e sim , saiu um pouco para o lado para dar espaço. Valeu a correção. A informação saiu lá na hora e é provavel que o Agente não tenha entendido corretamente a explicação.
*Uma correção: de acordo com o pessoal da 1PR, o Boca passou atras do Pepino, que não aliviou e sim , saiu um pouco para o lado para dar espaço. Valeu a correção. A informação saiu lá na hora e é provavel que o Agente não tenha entendido corretamente a explicação.
- Final feliz. A coisa certa, no lugar certo que é a pista. Quem convive com pessoas competitivas sabe: ninguem quer tirar o pé... então que seja no lugar certo, com o equipamento adequado.
- A ND7 teve sensíveis melhoras na organização geral. O autódromo melhorou a iluminação, pintou novamente a pista e reforçou a segurança.
- A cronometragem da Produpark esteve impecavel.E o novo pinheirinho estreou agradando.
- A ND7 teve também um observador estrangeiro. Alex Glaser, editor do Jornal Automix e organizador do Desafio SP ficou até o final na noite fria, fotografando cada vitória. Vai contar a história em São Paulo.
- Os fotógrafos de ação, Orlei Jr e Ana Luisa Correa Rodrigues estiveram na pista e colocaram uma nova perspectiva na noite de arrancada gaúcha. As fotos são muito legais. Podem ser conferidas no endereço abaixo:
![]() |
Cadê o Eclipse? Fabio Andreis recebendo uma "iluminação" para seu projeto |
- A cronometragem da Produpark esteve impecavel.E o novo pinheirinho estreou agradando.
![]() |
Até o Speed Chanel estava lá. De terno! |
![]() |
Tá muito frio! |
![]() |
Uma nova visão |
- O TOP terminou as tres da manhã e isso foi positivo. Ficou identificada razão do atraso: as inscrições alem do horário programado. A partir de agora, os horários serão respeitados, para o bem do público, participantes e do próprio autódromo.
- A equipe de segurança foi muito eficiente nesta etapa. Isso mostrou a necessidade de criar um tipo de identificação para os integrantes das equipes, de forma que possam se mover sem impedimentos em seu trabalho.
- As dificuldades características de Tarumã, acabam produzindo resultados importantes. Em 7NDs, Tivemos 7 vencedores diferentes.
- ND1 . Sergio Fontes , Gol. Único FWD a vencer um Top em Tarumã.
- ND2 , Paulo 1PR , com sua "hatch", que já virou um tributo a Tarumã.
- ND3 , Marcio Cpel, Fusca AP Turbo, levou a maior premiação em dinheiro.
- ND4/5 , Rafael Andreis, Eclipse, foi o melhor na batalha com Alexandre Kroeff.
- ND6 , Braulio Rocha e Daniel Machado. Fusca e Chevete, em um inédito empate no primeiro lugar.
-ND7 , Daniel Moresco, Fusca Turbo AP, rápido e experiente.
- Sete etapas e sete vencedores. poucas competições podem ter esta média.
- Apesar do clima frio e da neblina, os tempos foram caindo durante a noite. O VLU demorou a secar, mas foi emborrachando e a parte tratada mostrou resultados significativos.
- Observem os 60 pés dos pilotos mais rápidos:
1. Boca ..............................................................1.657s
2. Daniel Machado...............................................1.699s
3. Pepino..............................................................1.738s
4. Darcio Ribeiro...................................................1.931s
5. Braulio Rocha....................................................1.970s
6. Alex Machado....................................................1.995s
- Entre os tração dianteira, temos:
1. Sergio Fontes.....................................................2.002s
2. Roberto Ramos...................................................2.085s
- Sergio foi o melhor tração dianteira da Noite, mas podemos destacar Roberto Ramos ( kadet) e Jalmo Peyrot (Saveiro), já chegam se classificando bem em seu primeiro TOP.
- Nos 100 metros algumas mudanças:
1 - Pepino................................................................4.534s
2 - Boca...................................................................4.555s
3 - Daniel Machado..................................................4.830s
4 - Braulio Rocha......................................................5.o6s
5 - Darcio..................................................................5.014s
- Nos tração dianteira, uma inversão:
1 - Roberto Ramos....................................................5.473s
2 - Sergio Fontes........................................................5.487s
- Nos 201metros, novas diferenças:
1 - Moresco . 6.774s...................................................174km
2 - Boca 6.891s............................................................168km
3 - Daniel Machado 7.398s............................................139km
Nos tração dianteira:
1- Fontes - 8.072s..........................................................156km
2 - Ramos - 8.164s.........................................................159km
- Nas reações:
° Pepino.........................................................................0.116s
° Boca............................................................................0.085s
° Daniel Machado...........................................................0.024s
° Jalmo Peyrot................................................................0.051s
Melhor reação - Fabricio Chicon.....................................0.001s
- Estas são as parciais ideais de cada piloto. Podemos compor com elas, o tempo "perfeito" de cada um e isso tornaria a classificação bem diferente. O estudo destes dados, mostra onde cada competidor é forte e onde estão suas fraquezas.
- Os tempos completos para analise podem ser encontrados no site da Produpark -
http://www.produpark.com/
- Um paradoxo. O Maverick de Kroeff, que é sempre muito bom de largada e lhe faltava algo de alta, nesta etapa se portou de maneira oposta. Talvez tenha sido o único carro a conseguir este feito.
- Pela primeira vez foi utilizada a "regra de quebra", que devolveu a competição o Fusca do Boca, depois de já estar fora por queimar sua largada nas oitavas de final. Por sorte, destino, karma ou azar de Boca, a regra de quebra determina que no impedimento do vencedor, o derrotado assume seu lugar. O Chevette quebrou e Boca pôde voltar. Este é o único caso em que um piloto que esta fora é chamado de volta e é a primeira vez que a regra é aplicada desde que existe a ND.
- No Velopark houve um caso em que os dois semifinalistas quebraram e assim a outra semifinal automaticamente se transformou em final.
- No final, Pepino e Boca chegaram a final como muitos imaginavam. Foi o confronto da experiência reconhecida de um, contra a vontade de vencer de outro.
- Na largada, Daniel consegue vantagem , que Boca trata de recuperar. Acelerando fundo, arrancada classica com a parcela de ação necessária a uma boa história, Boca não cede e Pepino também não, sem se importar com a pista banhada de sereno. A traseira do Fusca Branco ganha vida e aponta o carro para o barranco. Pepino diz que "sentiu" e desviou para o lado para escapar enquanto que Boca cruza em direção a parede do barranco. Daniel cruza sozinho a linha da vitória.
- Esse foi o nosso "American Grafitti" da sexta feira. O script é basicamente igual ,mas os personagens são reais. Ao final, o TOP teve seu novo campeão e ficou para os pilotos a lembrança de que não se pode perder nunca o respeito pela pista, por que se for assim , ela vai te morder!
Para ver a classificação do Campeonato AD apos a ND7,com as primeiras analises, acesse:
- A equipe de segurança foi muito eficiente nesta etapa. Isso mostrou a necessidade de criar um tipo de identificação para os integrantes das equipes, de forma que possam se mover sem impedimentos em seu trabalho.
- As dificuldades características de Tarumã, acabam produzindo resultados importantes. Em 7NDs, Tivemos 7 vencedores diferentes.
- ND1 . Sergio Fontes , Gol. Único FWD a vencer um Top em Tarumã.
- ND2 , Paulo 1PR , com sua "hatch", que já virou um tributo a Tarumã.
- ND3 , Marcio Cpel, Fusca AP Turbo, levou a maior premiação em dinheiro.
- ND4/5 , Rafael Andreis, Eclipse, foi o melhor na batalha com Alexandre Kroeff.
- ND6 , Braulio Rocha e Daniel Machado. Fusca e Chevete, em um inédito empate no primeiro lugar.
-ND7 , Daniel Moresco, Fusca Turbo AP, rápido e experiente.
- Sete etapas e sete vencedores. poucas competições podem ter esta média.
- Apesar do clima frio e da neblina, os tempos foram caindo durante a noite. O VLU demorou a secar, mas foi emborrachando e a parte tratada mostrou resultados significativos.
- Observem os 60 pés dos pilotos mais rápidos:
1. Boca ..............................................................1.657s
2. Daniel Machado...............................................1.699s
3. Pepino..............................................................1.738s
4. Darcio Ribeiro...................................................1.931s
5. Braulio Rocha....................................................1.970s
6. Alex Machado....................................................1.995s
- Entre os tração dianteira, temos:
1. Sergio Fontes.....................................................2.002s
2. Roberto Ramos...................................................2.085s
- Sergio foi o melhor tração dianteira da Noite, mas podemos destacar Roberto Ramos ( kadet) e Jalmo Peyrot (Saveiro), já chegam se classificando bem em seu primeiro TOP.
- Nos 100 metros algumas mudanças:
1 - Pepino................................................................4.534s
2 - Boca...................................................................4.555s
3 - Daniel Machado..................................................4.830s
4 - Braulio Rocha......................................................5.o6s
5 - Darcio..................................................................5.014s
- Nos tração dianteira, uma inversão:
1 - Roberto Ramos....................................................5.473s
2 - Sergio Fontes........................................................5.487s
- Nos 201metros, novas diferenças:
1 - Moresco . 6.774s...................................................174km
2 - Boca 6.891s............................................................168km
3 - Daniel Machado 7.398s............................................139km
Nos tração dianteira:
1- Fontes - 8.072s..........................................................156km
2 - Ramos - 8.164s.........................................................159km
- Nas reações:
° Pepino.........................................................................0.116s
° Boca............................................................................0.085s
° Daniel Machado...........................................................0.024s
° Jalmo Peyrot................................................................0.051s
Melhor reação - Fabricio Chicon.....................................0.001s
- Estas são as parciais ideais de cada piloto. Podemos compor com elas, o tempo "perfeito" de cada um e isso tornaria a classificação bem diferente. O estudo destes dados, mostra onde cada competidor é forte e onde estão suas fraquezas.
- Os tempos completos para analise podem ser encontrados no site da Produpark -
http://www.produpark.com/
- Um paradoxo. O Maverick de Kroeff, que é sempre muito bom de largada e lhe faltava algo de alta, nesta etapa se portou de maneira oposta. Talvez tenha sido o único carro a conseguir este feito.
![]() |
Não era a noite do "alemão". Mas o carro esta andando mais... |
- No Velopark houve um caso em que os dois semifinalistas quebraram e assim a outra semifinal automaticamente se transformou em final.
- No final, Pepino e Boca chegaram a final como muitos imaginavam. Foi o confronto da experiência reconhecida de um, contra a vontade de vencer de outro.
- Na largada, Daniel consegue vantagem , que Boca trata de recuperar. Acelerando fundo, arrancada classica com a parcela de ação necessária a uma boa história, Boca não cede e Pepino também não, sem se importar com a pista banhada de sereno. A traseira do Fusca Branco ganha vida e aponta o carro para o barranco. Pepino diz que "sentiu" e desviou para o lado para escapar enquanto que Boca cruza em direção a parede do barranco. Daniel cruza sozinho a linha da vitória.
- Esse foi o nosso "American Grafitti" da sexta feira. O script é basicamente igual ,mas os personagens são reais. Ao final, o TOP teve seu novo campeão e ficou para os pilotos a lembrança de que não se pode perder nunca o respeito pela pista, por que se for assim , ela vai te morder!
Para ver a classificação do Campeonato AD apos a ND7,com as primeiras analises, acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário