quarta-feira, 6 de julho de 2011



- O Agente esta com o mes de julho tomado de acontecimentos.

- Dia 22 teremos a ND7 que deve esquentar a noite fria de Tarumã.

- Com uma semana de inscrição, quase 100 participantes já buscaram um lugar no espetáculo. 

- Como nas ultimas NDs, a diversidade continua uma marca. A presença de carros turbo sera novamente maioria. Até este ponto das inscrições, mais de 70%  são turbo ou nitro.

- Novamente teremos um bom grupo de  V8s. Uma ausência sera o Camaro vermelho de Diego Zottis que  vai receber novos "upgrades" em seu motor para vir mais forte nas próximas etapas.



- Quem também é vermelho e não estara ausente é o Paulinho Rebelo e seu Chevette "tubarão". A Mecanica 1PR vai trazer para pista talvez o maior grupo de carros que já esteve uma Noite do Desafio. Esse é o espírito. Ao fim das inscrições, vamos confirmar este dado.

- Também já esta inscrito o Chevette que foi um dos vencedores da ND6 e lider do campeonato. O que indica que a batalha vai se intensificar nesta etapa. Emoção  a vista.

- O cartaz da ND7 já esta disponivel. 


- A ND7 também marca a volta do Fiat ONE4Seven, agora com a equipe Upgrade em peso na pista. Com o Gustavo Stock na pilotagem, Rafael(Rafastra) Pires e o José Carlos Macchi Gasparetto - o popular Zé Cabelo na assistência geral. Rafael deixou o Astra Belga 888 parado nesta temporada para  se dedicar a parte mecânica do  FIAT.



- A turma de Pelotas continua firme nas NDs apesar da distância e dos pedágios. É sempre um estímulo ver suas inscrições.

- A previsão é de 180 inscrições para a prova, mas pelo ritmo é bem possivel que este numero seja superado.



- A grande novidade do momento é a parceria entre a Revista  ACELERA!, a  empresa  O2 Consultoria Ambiental e o Racha Tarumã.  A O2 vai fazer fazer os cálculos para fazer a troca de carbono da ND7 e plantar arvores nativas no autódromo para  contrabalançar as emissões da competição. 

- Esta iniciativa é pioneira em se tratando de arrancada no Brasil, e até o momento, apenas a F Truck e F Indy tiveram esta preocupação. É a arrancada  e  Tarumã buscando fazer a "coisa certa" e trazendo benefícios para a sociedade gaúcha.

- Essa é a agenda positiva que sempre caracterizou o Racha Tarumã, que a 14 anos se preocupa em oferecer uma opção segura - uma pista - para que os praticantes de corridas de rua saiam da ilegalidade e tenham a oportunidade de se tornar verdadeiros esportistas se assim desejarem. Hoje já existem varias opções pelo Brasil, inspiradas no Racha, mas nenhuma com sua longevidade e sua acessibilidade. Tarumã não discrimina ninguém e basicamente não ha restrição para quem quer ter a sensação de estar em uma pista de corridas  verdadeira , com público e muita história. 



- Mais agenda positiva. No final de junho, dia 30 aconteceu o primeiro Curso sobre Cronometragem. Com o  apoio da Produpark, Full Turbo, Revista Acelera!, AD e Fuel Tech, o Curso  "Drag times, dominando o pinheirinho" reuniu mais de 40 "alunos" nas dependencias da Full Turbos em Porto Alegre, que puderam perguntar livremente sobre as suas dúvidas em relação aos sistemas e modo de medição de tempo nas arrancadas.


- Jaime Kopp e sua equipe, ajudado também pelo pessoal da Associação Desafio que tem pesquisado esta assunto a longa data trabalharam para tirar as dúvidas dos pilotos com exemplos praticos  e todo o equipamento oficial de cronometragem.


- Foi também a apresentação do novo pinheirinho da Produpark, maior, mais moderno e que tem a possibilidade de usar as tradicionais lampadas ou leds.

Lembrança para os participantes
- Um dos resultados da noite é que a partir de agora, o pinheirinho vai piscar em sequência varias vezes para que fique bem claro para o público qual a pista que foi vitoriosa. Esta foi um pedido dos pilotos que realmente se fazia necessário.

Ferramenta feita especialmente para a aula
- Também foi esclarecido que os carros que tem  cano para o lado, em posição muito baixa - especialmente saindo a frente da roda dianteira - podem ser prejudicados na hora das largadas. Na hora do "two step", a labareda de fogo e os pequenos detritos que são soprados pelo poder da exaustão interferem sobre o feixe de luz, comprometendo a marcação do tempo. Este é um alerta para os pilotos que tem o cano neste formato , para que revejam a posição.

- A solução é bastante simples e como já foi adotado nos últimos anos na arrancada americana: colocar uma curva de 90° na saida e "despejar" o escapamento para tras. Essa solução também contribue para evitar que as pessoas que estão trabalhando junto ao alinhamento tenham um ambiente mais seguro, evitando possiveis queimaduras que poderiam ocorrer se o cano apenas fosse direcionado para cima. vejam fotos abaixo:


Os escapamentos estão virados para tras para evitar problema com fotocélulas
- O Marco Patané, como bom anfitrião , providenciou os salgadinhos  e o curso teve aquele clima de companheirismo que é tão característico da arrancada. Também é preciso agradecer ao pessoial da SCHIN que entrou com o refrigerante e assim , com um pequeno mas significativo gesto , mantem seu apoio a arrancada independente gaúcha.

- Mais novidade . Para  terminar mais cedo , a ND7 vai iniciar religiosamente as 20hs com a abertura para os treinos. E , os tempos começarão a ser contados para o campeonato a partir das 21 horas. Não havera parada, apenas um aviso do locutor e da cronometragem, que passarão a contar como oficiais os tempos a partir das 21hs. 

- Sera distribuido na confirmação da inscrição o adesivo com as tres marcas que validam a competição . Os carros que não tiverem o adesivo não poderão entrar na pista. Os organizadores pedem a colaboração de todos, para que passem na administração para confirmar sua inscrição feita pela internet assinando o Termo de Compromisso do Autódromo que os libera para pegar os adesivos e ir a pista.



- A administração do autódromo e a Associação Desafio já manifestaram sua determinação para que tudo corra bem  e a fila não seja um problema. Também foram tomadas medidas para que a prova não se estenda até a madrugada de sábado, pois com o provavel frio no dia 22, o público e pilotos não devem ficar tanto tempo expostos a baixas tempeaturas  sem necessidade.

- E não esqueçam esta data - 27 de JULHO. É o dia da Festa de Aniversário de 5  anos da AD e esta ano exepcionalmente também marcara a entrega dos trofeus e premiações do campeonato de 2010.

- Sera no Jonh Bull, que fica dentro das instalações do Shoping Total (antiga fabrica da Brahma, ali na Cristóvão Colombo em PA). A Festa inicia as 20,30h e vai ter show da Banda Só Credence, muito identificada com o mundo e a cultura Hot Rod. O estacionamento é amplo e seguro e o ingresso no JB custa 15 reais. 

- Serão sorteados premios entre os presentes. Não percam esta oportunidade de se divertir e ainda testar  como anda sua sorte

- Mais dois apoios se juntam ao Campeonato da Associação Desafio e as Noites do Desafio.  A Power Bass, conhecida loja de equipamentos de performance de Porto Alegre agora apoia ativamente  já a partir da ND7. Além do apoio, vai colocar carros na pista.  O Agente deseja os melhores resultados nesta iniciativa.



- O outro apoio vem de São Paulo através da Revista Race Master, que vai dedicar um espaço  para contar o que ocorre  noi Campeonato da AD e nas Noites do Desafio, com seus carros diferentes e seu modo acessivel de competir.  Também é uma iniciativa  muito bem vinda. 




Nenhum comentário: