terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Agente identificou um pequeno fenomeno ocorrendo nas inscrições da ND 4& 5  , a ND de natal, que encerra a temporada em Tarumã.

Pela primeia vez , em uma prova que conta com a participação - e neste caso, com a organização também -  da Associação Desafio,   o automovel GOL não é a maioria entre os veiculos inscritos.

- Com uma semana de inscrições abertas, o numero de participantes já supera os 100 e continua a progredir  determinadamente. 

A  quase totalidade dos inscritos  não é iniciante em ND e o nivel dos carros continua muito bom.  Continua predominancia dos turbos,  mas v8s e aspirados vem conquistando bons resultados.

- Uma analise simples mostrou o seguinte quadro: 19 Gol contra 25 chevettes. E, mesmo considerando o total da familia GOL(adicionando Saveiro, Parati e Voyage) a diferença entre os   GMs e VWs é minima.

- Considerando também que pela VW temos um bom numero de Fuscas e Passats, e pela GM temos  Opalas, Caravans, Kadets , Corsas, Vectras, camaro, Marajós e até uma Siverado Turbo diesel, este é um confronto de marca ha muito desejado e esperado.

- Esta é de fato um desdobramento muito positivo da Noite do Desafio.

- Continua também sendo muito variado o total das inscrições, com Hondas, Peugeot, Renault Clio Turbo, Fiats variados( Marea, Palio, 147) , Dodge e um solitário Maverick, que tem sido o v8 com melhor desempenho e é serio candidato ao titulo. 

Como ainda faltam, duas semanas até a ND de natal, muito pode mudar.  Com o festival  de Curitiba no proximo final de semana , muita gente focou seus objetivos no que ocorre na capital paranaense. É possivel que após o festival, mais gols apareçam. Ou não...

- Independente do final , que sera conhecido dia 17/18 se o clima colaborar, é realmente uma noticia estimulante ver mais esta parte da competição - rivalidade entre marcas - ressurgir. Especula-se que isto só esta acontecendo porque na ND em Tarumã os chevettes podem lutar de igual para igual com qualquer competidor, sem ser  relegados a uma categoria pouco atraente e desestimulante, enquanto carros com desempenho inferior e equipamentos de custo maior recebem a maioria das atenções.

- Noticias que correm, dão conta de que alguns pilotos de carros tração dianteira estiveram no Velopark acompanhados de um integrante da FGA, pedindo a retomada das competições de arrancada naquela pista, pois sua situação seria muito desfavoravel na pista de Tarumã. 


Reconhecidamente, Tarumã apresenta mesmo dificuldades de pilotagem maiores   que o Velopark, por exemplo. Mas isto não é um "defeito", é uma caracteristica e é para todos. Com a inclinação  em aclive de Tarumã, carros leves  sempre levarão vantagem , independente de tração, numero de cilindros ou outra caracteristica.


- Em breve, a continuação.


- Nesta etapa  deve retornar o Maverick turbo de Jean Peluso, agora com um cambio reforçado. E, quem sabe mais alguma coisa... Ganharão a competição  o publico, pois certamente é um carro para a ponta e vai chamar a atenção.


- Muito bacana o banner feito para divulgar a Noite do Desafio. Um bom numero de carros esta em destaque, com uma visão especial dos 5 primeiros no campeonato e dos 3 vencedores do TOP 16. A impressão ficou exepcional. Voce podera ver o banner em Tarumã,  na Fuel Tech, Full Turbos , PS Race , em Capão com o pessoal da Litoral Turbos e também na Power Bass. Bem vinda a iniciativa da administração do autódromo.

-                                                                                                                                                                                                             

Nenhum comentário: