sexta-feira, 3 de setembro de 2010

 - O Agente tem  muitas novidades sobre a arracada  outlaw  que vão acontecer  até o final do ano.

....................................................

- Já  temos a  data da ND3 ( Noite do Desafio 3) .  Será no dia 22 de outubro, na tradicional sexta feira. Caso o tempo esteja  chuvoso, a primeira transferência será para o dia  29 de outubro.

.......................................................

- Uma mudança importante será uma restrição ainda maior no número de inscrições. Na última ND2,  foi observado através dos números da cronometragem que havia 135 carros competindo nas classificatórias, embora 208 carros tivessem  confirmado a inscrição no local.

....................................................

- Como o acesso aos boxes e área de pit estava limitado unicamente aos competidores e seus carros de serviço, isto explica porque ainda havia muitos carros estacionados por lá. Foram inscritos que não competiram. É possível que alguns não puderam competir  por problemas que não conseguiram superar, mas também é certo que muitos apenas se inscreveram para  estar ali com os verdadeiros competidores.

..........................................

A parte boa da experiência  demonstrou que Tarumã funciona melhor com um número entre 100 e 150 carros na pista. Melhor para o público e para os participantes. Sendo assim, as inscrições  serão limitadas  a um número dentro desta quantidade.

....................................................

A parte  ruim dos carros inscritos que  não confirmaram ou  que confirmaram e não deram  nenhuma passada - seus tempos não foram registrados pela cronometragem - foi tirar  a opção de inscrição pela internet. destes competidores. Ainda assim, poderão se inscrever no autódromo, se houver vagas disponíveis.

..................................................... 

- As duas NDs realizadas até o momento deixaram um saldo muito positivo de informações e procedimentos para aperfeiçoar o evento. O Racha Tarumã tradicionalmente tem um "pico" de público que se inicia às 11h da noite e vai até às 2h da manhã,  quando as arquibancadas estão efetivamente com sua capacidade máxima e a parte mais bonita da noite.

....................................................

- Este tempo equivale às mesmas três horas gastas pelo torcedor médio de futebol para assistir um jogo e também para outros espetáculos. Esta é a chave  para um bom show. Colocar a verdadeira competição - as classificatórias para o campeonato e o TOP 16 dentro destas  três horas, com o fechamento da cadeira elétrica logo apos, é a meta para ND3.

...................................................

- Para isso terão de ser resolvidos ainda alguns problemas pendentes. O retorno dos competidores da espera no final da reta precisa ser agilizado. Opções já estão sendo estudadas com Marcio Pimentel (diretor de Tarumã, piloto da cadeira elétrica  e candidato a deputado estadual) e teremos melhoras.

..................................................

- A topografia de Tarumã  dificulta a construção de uma pista de retorno seguro. Há espaço ao lado da pista, mas  não é possivel garantir a segurança dos participantes sem obras de contenção que consumiriam recursos que no momento não estão disponíveis. Necessariamente, terá de haver um solução criativa.

......................................................

- Um dos pontos que precisa ser desenvolvido é a necessidade de maior  nível de informação das coisas do espetáculo passando do locutor para o público.São muitas vezes incompreensíveis para o público - e até para os competidores - os intervalos onde tudo para, porque os carros estão no retorno. Ou ainda quando existe uma dificuldade da cronometragem. Neste ponto o entrosamento entre o locutor, pista e público é fundamental, pois só ele pode fazer a comunicação fluir entre todos  e manter o foco no espetáculo.

...................................................

- Outro problema a ser superado, tradicional nas provas de arrancada é o "furo" da fila do alinhamento. Esta atitudade adotada por uma minoria desagrada a maioria e o Agente esteve em eventos no passado onde aconteceram protestos até agressivos para que isso parasse. Nas  NDs foi até agora um problema menor, mas cresceu um pouco na N2D. Provavelmente a solução será simples e bastará um "cordão de isolamento" que mantenha a fila alinhada. Isto foi feito no sambódromo em PA e deu ótimo resultado e o problema desapareceu.

.......................................................

- Nos Estados Unidos (60 anos de arrancadas...) eles têm uma solução "americana" para este problema. Primeiro, advertência e depois, no caso de reicidência, banimento do evento por um ano ou mais. Mas somos brasileiros, e aqui as coisas são mais light...

......................................................

O composto para melhoramento da aderência da Lucxis Quimica  trouxe uma nova perspectiva para a reta de Tarumã. Os tempos têm baixado muito - graças ao trabalho de pilotos e preparadores também -  e já está  em estudos uma nova premiação em dinheiro para dois fundamentos da arrancada: a velocidade máxima e os 60 pés. Os  números devem ser 180km nos 201 e 1,5s nos 60 pés.

...................................................

- Nasce assim o Clube dos 180km  da  Associação Desafio. Em breve mais detalhes.

..................................................

- O Agente lembra que 180km em competição - não apenas uma passada "preparada" para isso, é uma  meta muito mais difícil que 200km em 402m. 

...................................................

- Uma análise inicial da classificação do 4º Campeonato da Associação Desafio mostra  uma disputa inicialmente muito apertada. E que deve ficar ainda mais difícil com as últimas três etapas de 2010.

.................................................

- Além da ND3, já definida para 22 de outubro,  teremos uma grande novidade no calendário, a Noite do Desafio de Natal. Esta será uma prova de dois dias - uma sexta à noite e um sábado- cada  dia valendo pontos como provas separadas. Ainda serão necessárias algumas definições e acertos, mas a programação inicial é para os dias  17 e 18 de dezembro, uma semana depois das 12 horas de Tarumã, que é o principal evento do Autódromo programado para o ano.

...............................................

- Papai Noel deixa o trenó em casa e vem de cadeira elétrica.

....................................................

- A ND2 teve  duas mulheres na pista. Além da Vaniza, estava acelerando a Paola... Tomara que a moda pegue! E tem boato que diz que na próxima a Vaniza vem carro turbo.








-

-

Um comentário:

Anônimo disse...

Pra q tanta mao (limitar nº participantes, tratamento da pista, reformas no entorno, etc.) pra correr numa pista inclinada de 201m se da pra organizar tudo isso na melhor reta de 402m do pais?