segunda-feira, 12 de julho de 2010

- O Agente demorou uma semana para assimilar o que foi e representou a Noite do Desafio em Tarumã.

.....................................

- Mais de 230 carros estiveram na pista, teve gente que chegou tarde e nao conseguiu andar. Foi explosivo.

...................................................

- Com tudo isso, utilizando os meios modernos de aferição que estão à disposição de todos - redes sociais, twitter, msn, hot mail e tantos outros - deu para falar com a maioria dos participantes na pista, e eles dizem que gostaram e vão voltar.

.................................................

- Surpreendentemente, e contrariando a teoria de que as pessoas reclamam por qualquer motivo, houve uma grande consciência de que era uma primeira edição, que eram muitos participantes e que todos estavam se esforçando para fazer o melhor .

..................................................

- Esta foi a marca notável deste evento que juntou o tradicional Racha Tarumã com a Associação Desafio.

...................................................

- Os torcedores compareceram em massa produzindo o melhor público de todos os eventos em Tarumã em 2010.

...............................................

- Em número de carros, foi a maior prova de arrancada que ocorreu no RS, independente de ser amadora ou não.

....................................................

- Grande público e muitos carros. Nenhum investimento milionário em divulgação, apenas os tradicionais laços com a comunidade, desenvolvidos ao longo do tempo. Com acessibilidade para todos os participantes, a Noite do Desafio provou que a arrancada é um esporte viável e que está crescendo. Esporte extremamente popular pelo mundo - possivelmente já é o segundo atrás do futebol - começa a demonstrar suas possibilidades entre nós.

.................................................

- Caminhando pela área do autódromo onde ficam os competidores misturados ao público - como deve ser em um esporte popular como a arrancada - deu para perceber a grande integração entre todos e o clima agradável e tranquilo que se instalou. As pessoas estavam se sentindo bem.

....................................................

- O efetivo de segurança foi dobrado para o evento e não ocorreu uma única briga sequer, mesmo com toda a concentração de pessoas em uma espaço que não é tão grande. Os seguranças também foram instruidos a tratar todas as pessoas com gentileza e cortesia.

..................................................

- Detalhe que revela muito sobre como transcorreu a noite é o consumo. As barracas de alimentação tiveram seus insumos dobrados no início do dia . Mesmo assim, antes do final , já não havia mais alimentos e bebidas, pois o consumo superou as previsões, o que é algo positivo.

.....................................................

- Também ficou muito claro que foram vendidas muitas camisetas, bonés e moletons com a grife do Racha. Por todo lado, as roupas novinhas podiam ser vistas sendo usadas com orgulho pelos torcedores. Não me lembro de ter visto concentração igual.

...................................................

- Houve pontos negativos. Muitos carros geram filas grandes e, a qualquer problema, atrasam o espetáculo, tornando tudo monótono para o público e pilotos.

.....................................................

- Um dos problema foi a falta de adaptação a nova cronometragem e algumas confusões com os números de inscrição, o que gerou atrasos.

.....................................................

- Outro problema foi a necessidade de mais iluminação no local de espera e retorno, no final da reta (curva 9).

....................................................

- A presença de alguns carros com som muito alto também destoaram do clima da noite.

...................................................

- Em determinado momento, além de incomodar o público, "abafavam" a inspirada narração que "o velho Perna" fazia da ação do evento. Narração esta elogiada até pelos paulistas e que, depois, quando pudemos ver os vídeos da Noite, ficou muito claro que o Perna estava em uma noite especial.

...................................................

- Os organizadores do evento estão cientes das coisas positivas e também das negativas e já tomaram o rumo de buscar soluções. Tanto da parte do administrador de Tarumã, Marcio Pimentel, quanto a Associação Desafio, há um verdadeiro compromisso de fazer mais e melhor.

.................................................

- A partir da ND2 ( como já esta sendo chamada a Noite do Desafio 2) entrará em ação uma novidade que porá ainda mais calor nos competidores .

....................................................

- Todas as vitórias no Top 16 serão remuneradas. A partir das oitavas de final, o vencedor recebe 100 reais por vitória, retornará pela pista em frente ao público e receberá o dinheiro ali, na hora, com direito aos cumprimentos e uma pequena vitória.

....................................................

-A vitória final valerá 400 reais, totalizando 700 reais - cash - para o vencedor da noite. Premiar respeitando a vitória na pista é algo inovador na arrancada brasileira.

.......................................................

- Outra inovação, que diz respeito à organização é que serão disponibilizadas apenas 201 vagas para inscrição. 170 estarão disponíveis a partir dos próximos dias no site da Associação Desafio e 31 ficarão de reserva para serem preenchidas pelos primeiros a chegarem a Tarumã no dia do evento.

.......................................................

-Futuramente, se o evento encontrar condições para crescer , esta programação poderá mudar. Porém, neste momento, os organizadores afirmam que a pré-inscrição limitada faz parte do conjunto de medidas que trará mais agilidade e qualidade ao evento.

..................................................

- Também já foram iniciadas conversações para superar as dificuldades encontradas na parte de cronometragem.

.....................................................

- A inscrição para a ND2 custara 10 reais e dará direito ao inscrito a levar, sem custo, dois acompanhantes.

...................................................

- De acordo com Marcio Pimentel, uma parte da receita das inscrições será revertida na compra de leite para uma creche de Viamão.

.....................................................


- De comum acordo, o Racha Tarumã e a AD decidiram adotar ações para valorizar os pilotos participantes da ND2 . A novidade é que os pilotos que se classificarem para o TOP 16 terão sua entrada liberada para todas atividades do Racha em 2010.

.................................................

- A Associação Desafio trará para a ND2 60 litros de VHT
. Este é fruto de uma parceria com a Lucxsis Quimica, que facilitou a aquisição do produto, e com integrantes da AD que doaram solidariamente a verba necessária. Esta quantidade permitirá o tratamento da pista até a marca do 100 metros. A meta é tratar toda a pista até o final do ano.

....................................................


- No último evento, a AD colocou tratamento nos 60 pés
e no, início, antes do forte sereno que teve durante a noite, a cronometragem apontou tempos bem baixos nos treinos, como os 7,5 s do Chevete AP Turbo de Paulo "Agostinho" Rabelo, que empinou, para alegria de seus torcedores. Que não eram poucos. Mesmo a grande quantidade de carros e o sereno não foram capazes de "apagar" completamente o VHT e na última puxada, tanto Paulo "Agostinho" como Sergio Fontes tiveram marcas excelentes apesar de toda umidade.

..................................................

- Esta dupla fez a final em uma disputa inesquecível para quem gosta de arrancada. Foram três trocas de liderança em 2o1 metros, detalhe que só foi revelado pelos vídeos. Fontes venceu com sua costumeira eficiência, mas se engana feio quem pensar que foi fácil. Não havia favoritos e posso apostar que esta disputa vai continuar.

..................................................

- Também estão de parabéens todos os outros participantes do TOP 16, que mostraram garra, determinação e coragem, acelerando pra entortar o assoalho naquele piso difícil e molhado. E todos lutando até além das próprias forças como foi o caso de Andre Pinzon e Gustavo Stock. Pinzon, já com seu fusca a ar turbo com os cabeçotes avariados continuou na briga até ser eliminado. Gustavo e o time Casa da Vó não conseguiram descobrir a causa de uma persistente falha que apareceu no Top16. Mesmo assim, foram pra pista encarar o sólido Malibu e seu grande v8. Perderam lutando, como adversários dignos.

.................................................

2 comentários:

Marcio disse...

Gostaria de como o mais novo apaixonado e fã da AD, participar com a doação de mais 20 litros de VHT

Marco Queiroz disse...

A AD agradece com certeza.

E vai cobrar, é claro.

O Agente tem visto muitas coisas boas acontecerem e , nas mais recentes, uma figura tem sido presença constante.

Seja pela coragem das decisões ou pela paixão pelo espetáculo, Marcio Pimentel tem sido uma das melhores surpresas do ano.

Marcio tem sido o cara certo, na hora certa.