terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Agente esperava que a quinta feira reservasse um tempo aceitável para os competidores que foram ao Velopark, mas o que aconteceu superou totalmente as expectativas.

- Um belo pôr do sol e uma noite extremamente agradável. Daquelas que as pessoas têm vontade de ficar na rua apenas para apreciar. Essa era a sensação de quem estava esperando a vez de competir no TOP16 e já eram quase 2 da manhã de sexta. Mesmo depois de toda a espera determinada pelo bracket, o astral era bom e um grupo de pilotos não podia deixar de lembrar que já tinham vivido aquele "clima" muitas vezes antes ... só que ali era muito melhor.



...............................................

- Na pista, desde cedo um acontecimento surpreendente. O Agente está presente desde o início dos Opens. Por ser o caminho para as provas outlaw, por ser uma pista fantástica, por gostar de competições e de estar com os amigos. Este tempo permite agora ver um quadro geral até inesperado devido a rapidez com que está acontecendo.
...............................................

- Nos primeiros Opens, com mais de 100 carros, os tempos da ampla maioria estavam na casa dos 16s aos 22s. Há algum tempo já dava para observar que a média estava evoluindo.

...............................................

- Neste Open do final do ano, com 80 inscritos, foram raros os carros acima dos 16s. E a casa dos 12, 13 e 14s está lotada. A título de exemplo, para quem não está acostumado com os números da arrancada, você precisa de um excepcional Porsche Turbo para andar na casa dos 12s. Agora no Open do Velopark, você pode ver de tudo - mesmo - arrancando e andando como gente grande.


...............................................

- Outro detalhe que chamou a atenção: os V8 finalmente estão começando a andar. Já é possível ver carros muito bonitos e com resultados. Destaque para um Dodge Charger preto e dourado, que melhora a cada participação. Sem falar do Maverick dourado do Jean Peluso, que já é uma referência, junto com o Dodge de Alan Pasa.



...............................................

-Muito bom também ver de volta participantes já ausentes há um bom tempo. O sangue sempre fala mais alto.

...............................................

- Devagar, mas com constância, as pessoas "tradicionais" no meio dos aceleras da cidade vão se aproximando do outlaw. Desta vez, ninguém menos do que o Zé Cabelo estava lá nos boxes. E não estava a turismo, veio como empresário que apoia um piloto, o Fabio Benassi, através de sua empresa a Upgrade. Com a quebra de um semi-eixo do Gol de Benassi, parecia que ali ele dava adeus à competição. Mas o pessoal da Upgrade fez a diferença, e resolveu com o que tinha a mão. É isso que se espera de um time no box e lá foi o The Flash de volta pra pista.

...............................................

- Mesma sorte não tiveram os Andreis Brothers. Favoritos a vencer o campeonato da AD já pela 2ª vez, parecia que nada poderia lhes tirar a vitória. Com boa vantagem, dependiam apenas de si mesmos para fazerem três passadas boas e ficar com este titulo tão desejado. A realidade foi dura, e o Eclipse GSX de Rafael Andreis teve uma falha catastrófica, como se diz no esporte, daquelas que não é possivel resolver a tempo.


...............................................

- Para completar os problemas, o outro carro, o conhecido GSX Stock, calçado com slicks e de quem se espera tempos na casa dos 9, teve problemas de embreagem, o que limitou muito seu desempenho. Não pode cumprir a estratégia de equipe e bloquear os adversários.



...............................................

- Mostrando porquê são reconhecidos como competidores de muita garra, determinados, levaram os carros de volta à pista no sacrifício mecânico para tentar marcar mais pontos ou ainda tentar o bônus da melhor reação, mas o dia não era deles e nada saiu como o planejado.

...............................................

- Rafael Grillo e seu Astra 888 ia assim garantindo o título com um desempenho competente. Fez três passadas de 11.4s e isso era o suficiente até os último minutos...



...............................................

- Quando a pista estava para ser fechada, restava ainda uma passada a Sergio Fontes. Ele está se revelando um estrategista nato e um trabalhador incansável. Apostou todas suas fichas em uma última passada, nos últimos minutos, quando ninguém poderia voltar à pista para superar seu tempo. Sua estrela brilhou e a jogada deu certo. Fez o melhor tempo do carro em 2009 e desde que está na AD, superando todos os seus resultados anteriores.


...............................................

- Quando a notícia chegou aos boxes, as pessoas não acreditaram, mas logo veio a confirmação e Fontes assim tornou-se o primeiro bicampeão da Associação Desafio.



...............................................

- Desde o início do evento, para quem acompanha o campeonato da AD, o mundo já havia virado de cabeça para baixo. Vamos a alguns fatos: o Pedrão (Pedro Buchabqui) trouxe o Astra nitro, correu e se saiu muito bem andando em sua estreia na casa dos 14s e entrando na repescagem do TOP16. Uma promessa que se cumpre.


...............................................

- Jeferson Saldanha - agora dublê de fotógrafo (ou de piloto?) - trouxe o Cheetos, seu Chevete amarelo turbo feito na garagem pelos amigos com o material disponível. Carburado. Com o Andreas de "chefe de equipe" e o colocou na casa dos 13 em sua estreia no Velopark. Existe preparador profissional que não conseguiu este feito, com muito mais recursos disponíveis. Em conversa com o Agente, o Jeca - como é chamado pelos amigos - confessou : "que fotos nada, eu quero é acelerar...".



...............................................

- Colocou o carro no TOP16 por suas próprias forças.

...............................................

- Fabio Benassi colocou o Gol nos 11s.


...............................................

- Gustavo Stock quase colocou o Fiat One4Seven nos 11s. Ficou nos 12,1s quando errou uma segunda disputando vaga com o agora seu arquiinimigo, The Flash Benassi, no TOP 16
.


...............................................

- Essa é uma disputa que deve invadir o ano de 2010.

...............................................

- O Pistão correu com a caravan.

...............................................

- O Otávio finalmente quebrou o Vectra na pista disputando o bracket.

...............................................

- O Tatin venceu o bracket estreando a sapatilha nova, que deve ter trazido sorte e levou os R$400,00 do Velopark para casa.

...............................................

- Se para você leitor, todo o exposto acima não é um belo exemplo do mundo up side down deste último Open de 2009,  ainda tinha mais.

...............................................

- Deme Coradi, a sua maneira, rivaliza com os Andreis Brothers na determinação. Ele não se entrega. Vem para o Open para participar do TOP16 da AD com o objetivo de vencer. Nem mais nem menos. Já sofreu muitas quebras e protagonizou cenas incríveis ali na beira da pista, consertando o carro dentro dos dez minutos permitidos, e voltando para disputar ferozmente com seus adversários.



...............................................

- Desta vez enfrentou problemas cedo e não exitou em mandar uma pessoa a Lageado buscar peças para manter o carro na pista. Operação bem sucedida, e o carro já vinha com uma passada daquelas que prometem muito. Mas, desta vez, a velha "falha catastrófica" o deixou a pé. Mais um favorito de carteirinha fora do TOP16.

...............................................

- Nessa situação poderíamos dizer que sem Demétrio e sem os Andreis, ficaria tudo entre Fontes, Rafastra, Benassi e Gustavo Stock e seu surpreendente Fiat 147. Quem pensou isso, aos poucos foi se dando conta da bobagem que é tentar controlar o imprevisível.

...............................................

-Por algum tempo foi assim mesmo. Mas uma vela molhada coloca o Astra 888 fora da disputa. Parece fácil pro Fontes agora. Logo, uma válvula do turbo que se solta derruba Fontes. Aí ficou fácil para o Benassi e o Fiat... Mas já é uma decisão antecipada, o Fiat contra o Gol e um vai ficar para trás. O inesperado, Gustavo erra uma segunda e dá adeus as suas chances.

...............................................

- Benassi agora é o favorito. Seu carro é mais de um segundo mais rápido que o gol de Bernardo Schimia, um veterano do outlaw. The Flash foi tão rápido, que nem esperou o pinheirinho abrir - e está fora! Na volta, nem Schimia acredita...

...............................................

- Final: dois novatos , o Gol de Bernardo e o Astra de Fabiano Krentz. Os dois vêm melhorando seus tempos no TOP16. São dois carros de 12s e muitos notam que Krentz é bom de reação.



...............................................

- O pinheirinho cai , ninguém queima e fica tudo parelho até o fim. Todos olhando pro placar. O carro de Schimia é mais rápido na pista, mas o placar pisca para Krentz . Seu tempo de pista mais uma reação o,o37s lhe entregam o seu primeiro TOP16. E ele já tinha feito uma de 0,001 durante a prova, um double zero, como dizem nos EUA.



...............................................

- Grande vitória de Fabiano, na hora certa, no lugar certo. Sangue frio e equipamento confiável.

...............................................

- Novamente dragrace da melhor qualidade no Velopark. Novamente , às duas da manhã de sexta feira, não há público para assistir ao esforço, à luta e à determinação dos competidores. Este é verdadeiramente o problema a ser resolvido para 2010.

...............................................

- O esperado que não aconteceu: nenhum carro da AD entrou nos 10s em 2009. Lembrando que os irmãos Andreis ainda detêm o recorde com 10.98s (et) desde 2007, em Santa Cruz do Sul.

3 comentários:

Vicente Queiroz disse...

O tempo do eclipse é 10,88

Jeferson Saldanha disse...

Cheettos Racing!!!

Vou precisar encontrar outra pessoa para fazer as fotos pro site, porque agora eu não paro mais de andar com o cheettos!!!

Marco Queiroz disse...

Pode deixar com a gente, Jeferson. Traz o Cheettos que a garantimos as fotos!

Seria bom também arrumar uns pneus...

Ou aqueles que estavam lá eram o "relé" do cambio e do diferencial?

A resposta para esta pergunta, breve em alguma pista perto de sua casa!